Imagens dos Cinco Continentes em Garça Torta
Foi inaugurada ontem a exposição “Andanças” do engenheiro de transportes e fotógrafo amador Josué Tanaka. A série de fotos está disposta na parede de três aposentos na Casa da Arte localizada
Josué é formado em engenharia com doutorado em finanças de transportes urbanos pelo Instituto de Tecnologias de Massachusetts (MIT). Trabalha atualmente no programa de redução do efeito estufa patrocinado pelo Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, com sede em Londres e atuação na Europa Oriental.
Andanças é a 3ª exposição trazida a Maceió. Josué tem passagens pelas galerias de arte da Ufal e da estação ferroviária com as mostras “Sarajevo Bombardeada” e “Ferrugem na Cortina de Ferro”.
Incentivado pelo pai - um pintor também apaixonado por fotografia - que não só lhe deu a primeira máquina fotográfica como também educou sua percepção visual. A partir daí desenvolveu um gosto pessoal, sempre levando em passeios sua câmera, num constante desafio a si mesmo. “Para mim a câmera serve para estimular o olhar, quando você está passeando, não é apenas um passeio. Com olhar fotográfico, você percebe detalhes.” O instante decisivo, proposto por Cartier Bresson, está presente em algumas fotografias, tiradas numa mistura de acaso, noção de tempo e visão acurada.
“O tempo é areia entre os dedos.” Preocupado com a passagem do tempo e a perpetuação das realizações humanas, Josué fotografa compulsivamente. “A fotografia é um jeito de guardar a memória da minha própria existência.” Essa é a causa e tema de sua obra, pois ao tentar capturar o cotidiano dos povos que conheceu, também eles imersos na corrida do tempo, ele estabelece a sua individualidade no turbilhão da existência humana.
Com curadoria de Celso Brandão, professor de fotografia do curso de comunicação, apoio da Ufal e da Casa da Arte a mostra está disponível a visitação até o dia 20 de setembro.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home