Jenifer Leão

Thursday, August 09, 2007

“Share Your World With The World”

O amadorismo artístico é a tônica dos sites que armazenam fotografias

Aniversários, animais de estimação, auto-retratos, arte amadora, viagens.... são inúmeros os temas das fotos que pululam na internet todo dia. A WWW em menos de duas décadas revolucionou o modo de se fazer cultura. Cada vez mais internautas expõem o corpo e a alma em páginas online de alcance mundial.

O conceito de interatividade ganha novos exemplos e uma expressão segura no novo meio de comunicação. Servindo como passatempo ou instrumento de trabalho, a internet esfumaçou a linha divisória entre criadores e fruidores de informação. Se antes a interação meio-público confinava-se a escolha dentre três opções do final da história da TV, a seleção do filme pay-per-view e às sondagens de opinião no rádio, hoje pode-se falar que a internet possibilitou um maior equilíbrio na balança comunicativa.

Flickr: Site pertencente ao Grupo Yahoo!, o flickr é o mais novo da safra dos fotolog (log do inglês: colocar informação). Nele é possível fazer o “upload” de fotos dividindo-as em álbuns, escolher as fotos de outros usuários como favoritas, participar de grupos com direito a painel de discussões, entre outros serviços. Antenado com a discussão sobre direitos autorais, o flickr traz uma novidade: a possibilidade de se aderir ao Creative Commons. São quatro os modelos de cessão de direitos autorais: atribuição (uso e edição irrestritos com reconhecimento de autoria), não-comercial (uso e edição irrestritos sem fins comerciais), não a obras derivadas (uso sem edição) e o compartilhamento pela mesma licença (liberando as fotos para aqueles que tiverem licença idêntica a do usuário).

No Fotolog, mais antigo e popular dos blogs de fotografia, o usuário pode postar fotos, ler comentários e exibir o link do fotolog dos amigos em sua página. Essa configuração incentiva a mania e cria sempre mais fotologueiros para o site que possui cerca de 10 milhões de usuários acrescentando 283 mil fotos por dia. “Share your world with the world” é o lema da página incial.

Há também os fotologs dos grandes portais da Internet como o Ig, o Terra e o Globo.com.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home