Jenifer Leão

Thursday, August 09, 2007

A personalização do espaço

Os grandes provedores de conteúdo empreendem uma batalha acirrada pelas contas de usuários. MSN e Yahoo! disputam maior capacidade de armazenamento e maior funcionalidade de design em seus serviços de e-mail. Orkut, MySpace, Tagged... é difícil acompanhar a quantidade de paginas de relacionamento lançadas na rede, apesar de o Orkut ter conquistado definitivamente a preferência dos brasileiros. Blogs são o exemplo precursor na democratização da produção de conteúdo. Abrigam desde relatos pessoais a opiniões estéticas e políticas.

Esses são mais alguns exemplos de um fenômeno muito discutido atualmente pelos teóricos da comunicação: a Web 2.0. A mobilização popular virtual adquire inúmeras feições. Vai da contribuição a Wikipedia, primeira enciclopédia exclusivamente produzida pelos seus usuários, ao desenvolvimento de softwares livres, que contam também com a colaboração de programadores do mundo todo.

A publicidade segue uma tendência cada vez mais difusa na atualidade: a personalização (customize). Mala-direta, comerciais de bancos na TV, especialização de serviços, as empresas buscam explorar todas as fatias de mercado com ofertas cada vez mais compatíveis com o universo do consumidor.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home